quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Happy Christmas Everybody
primeiro natal longe da familia nao eh facil nao.
A ceia foi na casa do charope, churrasco, peru, torresmo e feijao tropeiro. Rangacera doida.
Hj nada abre na cidade, mercado, lojas, pubs, shopping, posto de gasolina, tudo fechado.
Amanha começam as liquidaçoes na cidade, deve ser uma loucura. Vamos acordar cedo e garantir um XBOX barateza pra invernada que se aproxima.
No ano novo vou trabalhar, mas dia 01 vamos pra casa de praia do Wally, chefe do Pulga. O cara é muito gente fina, uma comedia.
Em janeiro vamos comecar a viajar mais por aqui, ai posto mais fotos pra vcs verem como são as coisas.
Quero aproveitar e desejar a todos um FELIZ NATAL e um otimo ano ótimo ANO NOVO.
MUITA PAZ, SAÚDE E AMOR PRA TODOS NÓS, QUE NOSSO SONHOS SE REALIZEM NESSE NOVO ANO.
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
Começa a nevar em Dublin
Trabalhei bastante essa semana, teu pra levantar uma grana maneira. Agora so na semana que vem e se Deus quiser vou ficar no trampo direto.
Pow quando vc começa a trabalhar aqui, vc ve que mto facil comprar as coisas. Um dia de trampo ja da pra comprar um XBOX, uma semana vc compra um PC e assim vai a vida de compras aqui. hahaha Cara, gasta-se mto aqui. Ate o q vc nao ta precisando vc quer comprar.
Esses dias quando estavamos voltando pra casa depois do trabalho começou a nevar. Mto legal ver neve caindo.
Outro dia tambem voltando pra casa na madruga, nevou e a calçada estava escorregadia, depois vi que estava congelada.
Sem falar dos carros com gelo no capo, mto loco mew.
2 graus foi a minima essa semana, mas parecia que tava -3. Ja peguei zero graus em Curitiba e foi mais quente que 2 graus aqui.
Eh isso moçada. Vou ficando por aqui hj.
Abraço a todos. Saudades ja eh grande.
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Around two months
Hoje fui fazer minha primeira entrevista de emprego, ate q fui bem, mas podia ter sido melhor.
Percebi que tenho que aprender muita coisa basica ainda. Nao sabia muitas coisas que a gente me perguntou, entao cheguei em casa e fiz uma lista de todas as coisas basicas que precisamos saber, tais como comidas e objetos. Ate o final da semana vou gravar no minimo metade da lista.
Ahhh conseguimos um bico bom, em um Pub muito bacana. Trampo facil, bom e bem remunerado. Vamos dar o gas ne, pra conseguir ficar la depois das festas de fim ano.
Ja vou preparar a lista de coisas que tem em Pubs tambem, pra nao chegar la perdido neh. hehehe.
Eh isso mocada, vou indo nessa que ta saindo uma grande fejoada aqui. Ultima despedida do Pipo, um grande irmao que ta voltando amanha pro Brasil. Vai fazer falta aqui, em 4 dias aprendemos muitas coisas com ele. Falou Pipo, boa viagem e que Deus te abencoe sempre irmao. Boas festas ai no Brasil, aproveita irmao. E quem sabe ano que vem vc nao volta pra gente assistir o jogo, Brasil x Irlanda. hehehe.
Deus abencoe a todos.
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Paraiso do consumo
As carnes sao pre-cozidas. As frutas nao sao caras nao.
Aqui da pra comer bem sem gastar muito, isso se comer em casa, porque em restaurantes eh caro sim.
Mas o que mais me impressionou aqui foi a quantidade de doce. Tem muito doce e muita besteira, se o cara nao se cuidar engorda rapidinho.
Sabe aquelas barrinhas de kinder bueno que tem ai no Brasil, aqui tambem tem, mas com 10 kinders na embalagem. Bolhacha, refrigerante, bala, chicletes, chocolate etc, tudo sem miseria.
Cerveja tem a milhao tambem, varios tipo, marcas, preta ou branca, forte ou fraca. A guinness eh uma bosta, pra mim pelo menos, nao curti. Sorte que tem mais umas 30 cervejas pra escolher.
Se voce precisa de algum livro, qualquer que seja o assunto, aqui voce vai achar, tem livro de tudo que eh assunto, nao igual no Brasil que voce fica se batendo pra achar e quando acha nao eh tudo aquilo que voce pensava.
Roupas, sapatos, tenis, laptops sao tudo muito barato aqui, no norte eh mais barato ainda.
Ja to ate pensando em renovar todo o meu armario, hahahaha.
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Primeira Semana
Essa semana começaram as aulas, turcos, fraceses, italianos, brasileiros, arabes, poloneses, espanhois e chineses dividem a sala com a gente. A conversação ta fluindo naturalmente, consigo entender e falar algumas coisas.
Segunda foi feriado, pegamos o trem até uma praia aqui perto, Malahide, não tem onda la mas deu pra matar a saudade o Mar.
Sábado a gente pegou uma night aqui, pra ver qual que é desses Irish.
Nao sabia que tinha tanto brasileiro no mundo, acho que tem mais brasileiros do que chineses, ta louco aqui tem muitos. Onde vou escuto portugues, na escola, nas ruas, nos pubs, no mercado, no shopping, lojas, sao muitos espalhados por todo lado. Quero fugir deles mas nao da.
Essa semana nao fiz nada de bom, só aula mesmo. E preparei meu currilo pra procurar trampo.
Tudo preparado pro halloween, os cara sao fissurado por esta data aqui, tipo nós pelo carnaval.
Em todos os pubs vai ter festa. As pessoas saem fantasiadas nas ruas, bebendo e festando.
E eu nao posso ficar de fora dessa né, ja estou com minha fantasia pronta, BOOOORA PERTURBA ESSAS GRINGAAAA MERMAO!!!! HAI HAI HAI
É isso ai galera, semana que vem conto como foram as festas.
Grande abraço a todos.
E um grande beijo para a minha familia.
Have a good weekend.
Slán
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Second day
Estamos nos acostumando aos poucos com a mao inglesa, eh bem estranho no comeco.
Depois fomos ver uns celulares pra comprar. Aqui as ligacoes pra mesma operadora sao de graca, para o Brasil eh 9 cents for minute, para telefone fixo. Eh bem barato, daqui a pouco ja vamos ter um fone pra ligar pra vcs ai galera.
Na semana que vem postamos algumas fotos pra vcs verem how is the city here.
A mistura do ingles com o portugues nas materias vai ser constante, ateh que eu consiga escrever td in english.
Por hj eh isso galera.
Fiquem with god.
See you
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Chegada em Dublin
Quase nao passei pela imigracao, o numero do meu passaporte estava errado na carta. Fiquei mto nervoso, mas gracas a Deus deu td certo e ganhei o primeiro carimbo no passaporte.
Outro susto no aeroporto foi quando fomos passar as malas pelo raio-X, o cara mandou o Gustavo abrir a mala, hahahahaha, ele quase morreu, achou que ia perder tds os remedios e batutas, mas nem deu nada.
Ai pegamos um taxi ate o apto. Depois de instalados fomos ate o mercado, conhecer e fazer a primeira compra de rango. Depois fomos ate outro lugar que vende bebidas, tipo uma distribuidora, comprar umas bera pro jantar.
O Pulga fez um rango maneiro aqui pra gente. Quem falou que o feijao eh doce, ta enganado, nao se compara ao da voh Pascuina, mas ateh que eh bom.
Eh isso ai galera, depois escrevo sobre o primeiro dia.
Abraco ai galera,
fiquem com Deus.
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Montagem de treino é importante
Bem, dando seqüência ao raciocínio de montagem de um treino que sejaeficiente para poder encarar ondas mais pesadas, realizando uma performance satisfatória, ou seja, aquelas que você sai do mar e fala com você mesmo:“ CARAMBA, QUE MAR, PEGUEI ALTAS, AINDA CONSEGUI ME SAIR BEM NAS VACAS”, encontra com seus brothers e comenta a sessão feliz da vida, pois é, isso vem de resultado de um bom treino, outra situação, você sai do mar e pensa com você mesmo: “CARAMBA, SOFRI, NÃO CONSEGUI NEM PASSAR A ARREBENTAÇÃO”, ou: “NOOOOSSA, QUASE MORRI”, ETC”, isso vem de um surfista que não está treinado, o corpo e o cérebro não respondem às exigências que um mar grande proporciona, levando risco ao surfista, não necessariamente de morte, mas, de poder se machucar feio, comprometendo a saúde.
Vamos lá:
Um mar grande possui muita energia sendo movimentada, as ondas, a corrente, variação de maré, essa energia toda proporciona um desgaste relativamente grande ao surfista, sendo empregado sistema energético de resistência de força, que é caracterizada pela necessidade de manter um nível de ritmo relativamente alto, durante um longo período, afim, de manter o rendimento. De acordo com o período em que este ritmo é realizado, a resistência de força se torna predominantemente aeróbia ou anaeróbia, a força é bem exigida nessas condições.
Pensando nisso, os exercícios empregados em uma sessão de treino devem seguir essa linha de raciocínio, onde sejam incluídos exercícios de remada com a prancha na piscina, em médias e longas distâncias, acima de 250 até 500 metros, exercícios de remada e nado com elástico, com variação de tempo, intensidade e intervalos.
Nado com nadadeiras e cinto de lastro, também por distâncias médias e longas, incluindo uma musculação sob a água, repetições de 30 /40 levantamentos em média.
A apnéia, variações de ritmo na apnéia dinâmica com e sem as nadadeiras, proporciona um aumento de acidose, elevando o limiar, fazendo o corpo trabalhar com grandes níveis de lactato no sangue, a apnéia estática inspirada e expirada, treinada sozinha, ou em conjunto com outros exercícios como nado e remada, até mesmo na musculação, na academia, nos aparelhos.
Um detalhe importante sobre a apnéia estática expirada, é que, simula uma vaca onde o surfista, dependendo do jeito da queda, pode vir a soltar o ar dos pulmões, aumentando o risco de um apagamento, se este mecanismo for treinado, facilitará a saída de uma situação real no mar nas condições que estamos falando.
A variação é imensa, porém, seguindo esse raciocínio, proporcionará uma capacidade um pouco maior e uma segurança a mais ao encarar um mar grande na remada.
Bem, em um mar gigante, pra começar, é pra poucos, conta muito a experiência, normalmente, hoje em dia é um mar surfável no TOW IN e não é qualquer xarope, que, sem experiência adequada vai colocar o pescoço na guilhotina, é um mar com uma dinâmica muito intensa, o jet, o resgate, a entrada na onda, enfim, o treinamento não é só físico, é logístico também.
A preparação deve abranger tudo que falamos sobre o treinamento, o corpo deve estar muito resistente e muito forte, aqui, justamente pra suportar as toneladas de água desmoronando sobre o surfista numa queda, podendo romper ligamentos, machucar severamente o pescoço e a coluna, porém, um dos fatores que compõem o treino e que eu considero muito importante é a apnéia, olha ela aí novamente.
Quem lembra em outro texto que escrevi, a apnéia tem duas ações no organismo, a específica, na capacidade de permanecer sem respirar, realizando esforço, com estresse, etc, e a ação fisiológica que ela proporciona, em relação aos limiares e a capacidade aeróbia.
Com isso, os exercícios de um treinamento para surfar ondas grandes, devem conter apnéia, ela deve estar presente todo o momento, deve haver também sessões de treino somente de apnéia, tanto estática como dinâmica e profunda, com N variações de intervalo, bloqueio, esforço, deixando o conjunto cérebro e corpo, aptos a suportar uma variação grande de estímulos que com certeza o surfista se deparará ao surfar ondas acima dos 5, 6, 7 metros.
Gostaria de fechar esse texto comentando um detalhe. A performance de um surfista seja em ondas pequenas, ou ondas gigantes, seja profissional ou freesurfer iniciante, depende da dedicação, vontade, tempo disponível, objetivos e saúde, o dinamismo do surf exige que sejam realizados conjuntos de exercícios, eles proporcionarão condições do corpo e cérebro entenderem o estimulo e se adaptarem, respondendo de forma eficiente e harmoniosa, evitando riscos de lesões, outra coisa importante, não realize apnéia sozinho, esses níveis de treino que estamos falando são muito exigentes a apnéia deve ser dosada com cuidado, a galera samba e apaga mesmo.
Por: Christian Dequeker cref-sp 16865/G
apneasports@ig.com.br
www.apneasurf.blogspot.com
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Molecada vai conhecer a pressão da Prainha
A ilha de São Francisco do Sul hoje amanheceu diferente dos dias anteriores. Muitas nuvens, vento forte e praticamente sem ondas, mas isso só até umas 10h da manhã. Com a maré enchendo, começou a aumentar um pouco mais a valinha e o sol apareceu, fazendo alguns atletas como Bárbara Segatto, Chantala, Gustavo Fernandes, Charlie Brow entre outros, começaram a entrar no mar mexido e ruim para poder treinar e conhecer melhor as correntezas, lagamares e a própria onda da Prainha. Quem também forçou a barra nas merrecas horríveis da Prainha foram os locais Susã Leal, Peterson Thomaz e Yan Daberkow.
A previsão mostra altas ondas para o Feriadão de 7 de setembro em vários picos da ilha de São Chico, e com a lua cheia entrando na véspera do Hurley Pro Junior, promete ondas fortes e pesadas para os melhores atletas do Brasil até 20 anos. Como o swell previsto é de Leste/Sudeste, é certeza que role o pico do canto direito da Prainha, onde quebram direitas boas e longas, ainda mais quando o vento é fraco e os períodos da ondulação são longos como mostra os sites de previsão.
Para assistir ao vivo as transmissões do Hurley Pro Jr acessem: www.hurley.com.br
Por: Mabel - (surfescola.com.br)
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Molecada Chega a Prainha
E depois de confirmar seus favoritismos, Alejo Muniz e Diana Cristina chegarão a Prainha com muito mais vontade e chances de conquistar uma das vagas para o mundial Pro Junior, no final do ano na Austrália. Conquistarão as vagas os quatros melhores do ranking da seletiva sul americana masculino e para as duas primeiras do feminino.
Miguel Pupo, que surfou muito nas merrequinhas da Ferrugem, não conseguiu passar de Alejo na grande final. Já quem saiu na frente na categoria feminino foi a paraibana Diana Cristina, que deixou a catarinense Gabriela Leite, da Barra do Sul, na segunda colocação, ambas com chance de conquistar essa vaga. Bom para Gabizinha que além de ser “local” de um pico próximo à ilha, já morou aqui na Prainha por alguns meses.
Muitos atletas não gostaram do swell que rolou na praia da Ferrugem. As ondas estavam muito pequenas, gordas e fracas, forçando ao máximo o desempenho dos atletas da nova geração. Mas isso não desanimou os atletas, pois a maioria deles sabia que na outra etapa é na Prainha e sempre rola altas ondas.
Na segunda-feira começaram a chegar várias equipes e atletas na Prainha, para seu treinamento, principalmente as equipes do nordeste e paulistas. Nessa semana que antecede o evento vai continuar a merreca que já rolava em Garopaba. Mas a previsão mostra swell forte de sudeste entrando na sexta a tarde, após um vento forte de sul que pára no sábado à tarde fazendo a vala vir lisa para quebrar nas bancadas do canto direito, isso se continuar essa previsão até sexta. Diversão nas merrecas fortes da Prainha até a véspera do Hurley Pro JR.
Alguns atletas locais da Prainha irão competir, como Susã Leal, Yan Daberkow, Felipe Alberto e Peterson Thomaz, que é um dos favoritos aqui da ilha pra levar esse evento, Peter já ganhou dois Pró Jr que competiu na Europa, enquanto estava lá fazendo um intercambio surfístico e ficou bem colocado na Ferrugem, chegando até as oitavas de final.
O PRÓ-ILHA Air Show vai premiar com uma passagem ao Peru o atleta que mandar o melhor aéreo nessa bateria especial, que ainda não tem data definida para acontecer, podendo rolar a qualquer momento dentro dos três dias de evento.
Aguardamos por todos na Prainha, considerada “O palco” do surfe do norte catarinense.
MAHALO!!
PATROCÍNIO: GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA, PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FRANCISCO DO SUL, ELÉCTRIC e 30 PÉS
CO-PATROCÍNIO: OCEANO SURF WEAR e BANANA JOE
APOIO LOCAL: Restaurante PIRATAS, Restaurante TURISMAR, Restaurante REI DO FRANGO, Restaurante MARÉ MANSA, Restaurante PEDRINHO, Pizzaria ROTA DAS PIZZAS, Bebidas GALPÃO, MAHRIA ANGELINA Imóveis, Imobiliária DONA HERTA, Pousada TAIPAN, Pousada SOLAR DA BEIRA, Hotel VILLA REAL, Hotel FRAGATA, SURF BAR, BAR DO BANANA, LANAI BEACH CLUB, ONIK WETSUITS, PRÓ-ILHA Boards.
.
REALIZAÇÃO: ASSOCIAÇÃO FRANCIQUENSE DE SURF(A.F.S.), FECASURF e A. S. P.
PROMOÇÃO RADIO ATLÂNTIDA
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
HURLEY Pro Jr esquenta as areias da Prainha no feriadão de 7 de setembro
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Circuito Burn's Body Boarding Ecologic 2009
É isso ai pessoal!
Mais um ano de circuito Body Boarding Ecologic vai começar!
A 1° Etapa vai ser dia 7 de setembro na praia brava de matinhos!
Este ano o circuito contara com 3 etapas e terá uma estrutura e premiação melhor que os anos anteriores.Além de estar distribuindo, 500 pontos para o ranking paranaense nas categorias amador masculino e feminina e Junior!
Que sem dúvidas ajudarão a dar uma bela acirrada no ranking paranaense de 2009.
Os principais atletas do Paraná e alguns de Santa Catarina estão sendo esperados para este evento, por isso aconselhamos a todos os entereçados em participar, que reservem suas inscrições pelo e-mail stbboard@hotmail.com ou pelos fones-34536864/88057166, pois as vagas são limitadas.
Categorias:
Open masculino-R$25,00/12 vagas
Amador masculino-R$20,00/12 vagas
Amador feminina-R$20,00/12 vagas
Junior masculino-R$15,00/12 vagas (até 18 anos comprovados com RG)
As inscrições serão aceitas ate dia 5 de setembro e o evento terá inicio as 09 h da manhã do dia 7 de setembro.
Quilhas
As pranchas tri-quilhas são com certeza uma unanimidade mundial desde seulançamento pelo o Australiano Simon Anderson.
Shapers do mundo inteiro vem pesquisando e desenvolvendo modelos de designs, outlines , angulação e posicionamento das quilhas em relação ao desempenho da prancha. Aqui vamos ver algumas pesquisas que influenciam diretamente no funcionamento das quilhas em relação ao shape da prancha.
A) - Posicionamento do conjunto das quilhas
O conjunto da 3 quilhas colocadas mais atrasadas (próximo a rabeta) deixa a prancha mais veloz, porém menos maleável na hora de fazer as manobras. Colocadas mais adiantadas, tornará a prancha muito mais solta, porém irá prejudicá-la na sua velocidade. O equilíbrio está ligado diretamente ao posicionamento do surfistas sobre a prancha se o seu pé traseiro é colocada mais adiantado ou atrasado e de que maneira impõe esta pressão sobre a prancha.
B) - Angulo Longitudinal em relação ao bico
Quilhas mais paralelas proporciona maior velocidade, deixando um pouco presa a prancha, indicado para surfistas que impõe mais pressão na prancha.
Quilhas mais apontadas para o bico, deixa a prancha mais solta, ocasionando perda de velocidade pelo atrito causada nas quilhas, para surfistas que impõe menos força na rabeta e tem um pouco mais de experiência.
C) - Angulo das quilhas em relação ao fundo
Quanto mais inclinada em relação ao fundo, maior será a facilidade de troca de borda, quando inclinada em excesso a prancha poderá derrapar.Quando as quilhas são menos inclinadas endurece um pouco a prancha deixando mais presa. A angulação varia muito de surfista para surfista dependendo do fundo e a pressão exercida na prancha.
Para a próxima semana estamos preparando uma materia especial sobre quilhas de encaixe.
Fonte: camerasurf.com.br
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Crise chegou a Trestles
terça-feira, 25 de agosto de 2009
ASP confirma 2 seletiva do Pro Junior em SC
A ASP South America confirmou as duas seletivas sul-americanas para o Mundial Pro Junior, marcadas em seu calendário nos próximos finais de semana. O Mormaii Pro Junior começa sexta-feira em Garopaba, onde fica a sede da empresa que estréia na categoria para surfistas de até 20 anos de idade. A Praia da Ferrugem foi o palco escolhido para abrir a corrida por vagas para a decisão dos títulos mundiais na Austrália. De Garopaba, todos partem para a Ilha de São Francisco do Sul, no norte de Santa Catarina. O suporte financeiro para esta etapa saiu na última hora, garantido por iniciativa da ASP South America, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul e outros apoiadores decididos em levar adiante o projeto.
O melhor é que os principais surfistas sub-20 da América do Sul estarão se apresentando nestas duas semanas em Santa Catarina. O Mormaii Pro Junior estréia na sexta-feira e vai até domingo na Praia da Ferrugem, em Garopaba. Já a segunda batalha pelas quatro vagas masculinas e as duas femininas no time sul-americano que vai para o Mundial Pro Junior da ASP na Austrália, será travada no feriadão de 7 de setembro em São Chico, na mesma Prainha que nos dois últimos anos recebeu um público impressionante no WQS Gatorade Surf Classic que era realizado nesta data.
“É grande a expectativa e a ansiedade de todo o enorme contingente de atletas que fazem parte da nova geração do surf brasileiro e sul-americano, pelo início destas seletivas para o mundial da categoria sub-20, que acontece no início de janeiro na Austrália”, disse Perdigão, sobre a competição que o Brasil já conquistou quatro títulos, com o cearense Pablo Paulino em 2004 e 2007, o paulista Adriano de Souza em 2003 e o carioca Pedro Henrique em 2000. Também esteve na decisão deste ano, com o potiguar Jadson André sendo vice-campeão na final contra o havaiano Kai Barger.
As seletivas da ASP South America também decidem o título sul-americano profissional sub-20 do masculino e feminino da temporada. No ano passado, os campeões foram o paulista Alex Ribeiro e a paraibana Diana Cristina. Com a indefinição da Billabong, é importante que pelo menos estas duas provas seguidas sejam realizadas. “Independente de qualquer coisa, a etapa de São Chico está mais do que confirmada. A ASP South America vai arcar com a premiação que os atletas têm direito, o aspecto técnico e o padrão de organização também vão se manter inalterados, já que todos estão mobilizados para que tenhamos um grande evento, com transmissão via web e tudo mais”, complementa Perdigão.
Pro Junior Confirmado
Ao contrario do que foi publicado ontem, não foi cancelada a etapa do Pro Jr da ASP marcada para acontecer entre os dias 5 e 7 de setembro, na Prainha de São Chico.
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Billabong Pro Jr CANCELADO
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Reef Artificial
Será inaugurado dentro de um mês o primeiro reef artificial da Europa que se localiza em Boscombe, Bournemouth, Inglaterra.
Este reef não cria ondas, mas atua como uma rampa intervinda na forma como as ondas quebram. O reef irá aumentar a qualidade das ondas e produzir, quando houver swell ,uma longa direita que se estende por cerca de 75 metros bem como uma esquerda mais curta com cerca de 35 metros e mais apropriada para os bodyboarders.
A idéia é que esta onda tenha o grau 5 em dias com bom swell o que é bastante satisfatório se levar em conta que Pipeline no Havaí é considerada como uma onda de grau 8.
O reef foi construído com grandes sacos geo-têxteis que ao contrário dos reefs de coral não têm faces cortantes.
Este foi um projeto de 11 milhões de libras que visa não melhorar as condições da comunidade surf local, e também fomentar a vinda de mais visitantes e assim contribuir naturalmente para o desenvolvimento da economia local. Ao mesmo tempo este projeto torna o surf na Inglaterra mais acessível uma vez que o pico se encontra a apenas duas horas de Londres.
Vale a pena ressaltar que esta onda não é indicada para surfistas iniciantes e os idealizadores do projeto deixaram bem claro que para se surfar esta onda o surfistas inexperiente terá que fazer algumas aulas de surf antes.
Toque do editor:
O pico realmente pode ser considerado um dos mais surfs da Inglaterra, para vocês terem uma idéia, na praia existem vestiários todos muito limpos e todos com chuveiro elétrico, proporcionando um banho relaxante e quente depois de uma sessão de surf.
A facilidade é tremenda, pois existe surf shops locais que oferecem tudo o que você precisa para se equipar, o pico ainda conta com um mini shopping, que oferece um restaurante com vista para o mar.
Outra curiosidade que na praia os Lifeguards estão presentes os 365 dias por ano, mesmo sendo um pico de água gelada os salva-vidas estão presentes, muito diferente de alguns picos no Brasil, onde morrem banhistas por falta de salva-vidas.Surf e o treinamento
Para que possamos obter uma boa performance numa sessão de surf, pensando no principio da especificidade, essas qualidades físicas devem ser constantemente treinadas de forma muito próxima ao que são aplicadas e exigidas na sessão de surf.Sacando a situação: basicamente.
Pego a prancha, tiro da capa, passo parafina, caminho até a areia, faço alongamento, coloco a cordinha, até aqui, os movimentos que realizo não são específicos do surf, fora os movimentos do aquecimento e o alongamento, preparando a musculatura para trabalhar, entro no mar, inicio a remada (inicio o trabalho de resistência, mantenho um único ritmo), furo a primeira onda (primeiro movimento de força), dependendo da força do mar, tenho um certo arrasto, necessito de um pouco mais de força, tanto para furar a onda, como para retomar a remada, assim por diante, o quanto seja o número de ondas que furo até chegar ao line up (isso, se forem muitas ondas, acaba se tornando resistência de força), chego no line up, recupero, vem a série, remo na onda com mais velocidade do que a passagem da arrebentação, dependendo do meu posicionamento no momento, da onda, se é cheia ou mais cavada, realizarei a remada com mais ou menos potência para entrar nela, mas, trabalho potência, subo na prancha, trabalho potência e velocidade de reação do corpo inteiro, desde o pescoço, até o pé, inicio o drop, força nos membros inferiores, ainda mais se o mar estiver grande, inicio as manobras, trabalho potência e força com resistência, até o raso, saio do mar.
Analisando essa situação, podemos perceber que se trata de trabalho muscular dinâmico onde, os movimentos efetuados a partir desse trabalho, são exigentes(é só ficar 2 ou 3 semanas sem surfar e sem treinar, que você verá o quanto exigente são os movimentos) e necessitam de precisão e eficiência para obtenção de um bom rendimento.
Pensando em tudo isso, o que nos faz estar em pé na prancha? Qual o “motor”, o que nos faz chegar a ficar em pé na prancha? O conjunto, costas, ombros, braços, pescoço, cabeça, mãos e cintura, é o que nos faz realizar o surf propriamente dito, é sim, tudo isso ocorre na remada, é o que vai nos levar ao line up e conseqüentemente à onda, ao ficarmos em pé sobre a prancha, acrescentamos, logicamente as pernas, quadril e os pés, formando assim uma cadeia extensa de músculos e articulações que trabalham a favor de movimentos harmoniosos, fortes, potentes, realizados em curto período de tempo.
È claro que a uma grande quantidade de exercícios que trabalham os músculos, seja na musculação, na natação, no yoga, nos funcionais, pilates e assim por diante, são importantes e devem ser realizados em um completo programa de preparação direcionada ao surf, porém, se analisarmos a dinâmica dos movimentos do surf, vamos perceber que essas atividades não irão sozinhas, proporcionarem a real eficiência muscular empregada e exigida no surf.
Exercícios de remada com a prancha na piscina são muito eficientes, temos água doce, proporciona uma leve exigência a mais do que a água salgada, com aplicação da natação também, adicionando exercícios que copiam levantamento na prancha, o mergulho com a prancha, o arrasto, a aplicação de exercícios com pesos, usando o mecanismo da apnéia simulando VACAS, exercícios com variação de intensidade e tempo de recuperação, enfim, exercícios que simulam as situações do surf, são de imprescindível necessidade dentro de um programa de treinamento para os surfistas, seja competidor, seja para uma trip, seja iniciante, etc, só assim, haverá real evolução técnica do praticante do surf, não é isso que procuramos? Surfar com mais fluidez, realizando melhores manobras, pegando maior número de ondas possível, então, parar para analisar o que se pretende com o exercício, será melhor para o rendimento do surf.
Se não estiver preocupado com isso, tudo bem, o importante é treinar, ter boa saúde e qualidade de vida.
Good waves for all, God bless you all.
Por : Christian Dequeker
www.apneasurf.blogspot.com
apneasports@ig.com.br