As pranchas tri-quilhas são com certeza uma unanimidade mundial desde seulançamento pelo o Australiano Simon Anderson.
Shapers do mundo inteiro vem pesquisando e desenvolvendo modelos de designs, outlines , angulação e posicionamento das quilhas em relação ao desempenho da prancha. Aqui vamos ver algumas pesquisas que influenciam diretamente no funcionamento das quilhas em relação ao shape da prancha.
A) - Posicionamento do conjunto das quilhas
O conjunto da 3 quilhas colocadas mais atrasadas (próximo a rabeta) deixa a prancha mais veloz, porém menos maleável na hora de fazer as manobras. Colocadas mais adiantadas, tornará a prancha muito mais solta, porém irá prejudicá-la na sua velocidade. O equilíbrio está ligado diretamente ao posicionamento do surfistas sobre a prancha se o seu pé traseiro é colocada mais adiantado ou atrasado e de que maneira impõe esta pressão sobre a prancha.
B) - Angulo Longitudinal em relação ao bico
Quilhas mais paralelas proporciona maior velocidade, deixando um pouco presa a prancha, indicado para surfistas que impõe mais pressão na prancha.
Quilhas mais apontadas para o bico, deixa a prancha mais solta, ocasionando perda de velocidade pelo atrito causada nas quilhas, para surfistas que impõe menos força na rabeta e tem um pouco mais de experiência.
C) - Angulo das quilhas em relação ao fundo
Quanto mais inclinada em relação ao fundo, maior será a facilidade de troca de borda, quando inclinada em excesso a prancha poderá derrapar.Quando as quilhas são menos inclinadas endurece um pouco a prancha deixando mais presa. A angulação varia muito de surfista para surfista dependendo do fundo e a pressão exercida na prancha.
Para a próxima semana estamos preparando uma materia especial sobre quilhas de encaixe.
Fonte: camerasurf.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário